Dilma Roussseff venceu o segundo turno das eleições e torna-se a primeira presidenta do Brasil. a vencedora reafirmou o seu compromisso com a luta da pobreza
Dilma Roussseff venceu o segundo turno das eleições e torna-se a primeira presidenta do Brasil. a vencedora reafirmou o seu compromisso com a luta da pobrezaReforço aqui meu compromisso fundamental: a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Ressalto, entretanto, que esta ambiciosa meta não será realizada pela vontade do governo. Ela é um chamado [apelo] à nação, aos empresários, às Igrejas, às entidades civis, às universidades, à imprensa, aos governadores, aos prefeitos e a todas as pessoas de bem, afirmou, durante o seu primeiro discurso. Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte, defendeu, segundo a agência adital.
Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores(o mesmo do anterior presidente), defrontou José Serra, do Partido da Social-Democracia Brasileira, com 55,7 milhões de votos, este domingo. Trata-se de uma eleição histórica na medida em que nenhuma mulher tinha acedido a um cargo de tão alto nível, nem mesmo ao de vice-presidente. aeleitaressaltou a importância do fenómeno. Honrar as mulheres brasileiras para que este facto, até hoje inédito, se transforme num evento natural e que ele possa se repetir e se ampliar, é outro compromisso. a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia, afirmou.