Nenhum Estado está imune aos efeitos do racismo e da xenofobia, que continuam a assolar a sociedade contemporânea. Exemplos proliferam
Nenhum Estado está imune aos efeitos do racismo e da xenofobia, que continuam a assolar a sociedade contemporânea. Exemplos proliferamO racismo e a xenofobia continuam a assolar a sociedade contemporânea e nenhum Estado está imune aos seus efeitos, alertou esta segunda-feira Githu Muigai, relator especial das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e formas conexas de intolerância.
O racismo e a xenofobia não são problemas de ontem, continuam a ser um imenso desafio para hoje, afirmou Muigai, ao apresentar dois relatórios na assembleia Geral da ONU.
Seja o membro de uma minoria étnica que é agredido ou morto, no contexto de um conflito devido à condição da sua minoria; seja o indivíduo submetido a revistas, interrogatórios e detenções, unicamente por causa de uma percepção religiosa ou étnica; seja o migrante, o refugiado ou o que pede asilo e que enfrenta diariamente a discriminação por causa do seu estatuto de não-cidadão’; seja o jogador de futebol que é insultado por causa da cor da pele – todas estas pessoas, infelizmente, demonstram a validade da minha afirmação, rematou Githu Muigai.