a paróquia do Guiúa realizou a sua assembleia pastoral, aproveitando a paragem das actividades lectivas. Em Moçambique, as férias grandes ocorrem em Novembro
a paróquia do Guiúa realizou a sua assembleia pastoral, aproveitando a paragem das actividades lectivas. Em Moçambique, as férias grandes ocorrem em NovembroNo que se refere à vida pastoral, Santa Isabel de Guiúa está em tempo de balanço: olhar para trás, avaliar o caminho percorrido, observar os frutos e desenhar estratégias de crescimento e de intervenção para projectar melhor o novo ano. É a assembleia pastoral paroquial de fim de ano. São 60 os delegados das 12 comunidades cristãs que constituem a paróquia. Reuniram-se e avaliaram o plano pastoral 2010 que tinha por tema: No encontro com Cristo vivo, a paróquia é chamada e enviada em missão .
a assembleia foi bem preparada e precedida por um trabalho de reflexão e compromisso por parte de cada comunidade. Foi feita a avaliação das actividades locais e, na assembleia paroquial, cada comunidade apresentou o seu relatório. O balanço é positivo. Seguindo as indicações traçadas no Plano de Pastoral Diocesano, foi dada prioridade ás actividades paroquiais de formação: acções de formação de catequese e aos catequistas; à difusão da Palavra de Deus e à formação litúrgica, privilegiando a pastoral dos funerais e a pastoral da família.
Os números reflectem o balanço positivo. Verifica-se um ligeiro aumento do número de sacramentos realizados em 2010: 175 baptismos, 14 casamentos e 263 crismas. Foram inauguradas duas novas capelas e fundados três novos núcleos. a assembleia paroquial produziu um relatório pastoral paroquial que é fruto da síntese dos relatórios das comunidades. Será apresentado na assembleia diocesana de pastoral, que terá lugar no Centro Pastoral do Guiúa, de 23 a 25 de Novembro próximo. É o retrato da Igreja que pretendemos ser: Igreja de vasos comunicantes, viva, em relação, onde todos fazem parte, todos fazem falta, todos têm lugar.