«até Lucas, pouco antes do seu encontro com Zaqueu, narra que Jesus encontrou um chefe que, perante as suas propostas de abandonar tudo “entristeceu-se, pois era muito rico”»
«até Lucas, pouco antes do seu encontro com Zaqueu, narra que Jesus encontrou um chefe que, perante as suas propostas de abandonar tudo “entristeceu-se, pois era muito rico”»Jesus não exclui ninguém do caminho da salvação. Ele veio procurar e salvar o que estava perdido, escreve Ramón Cazallas, na reflexão para este mês de Novembro do calendário meditado. É a partir do encontro que muda a vida do chefe do cobrador de impostos, isto é, dá metade dos seus bens.
além de cada um, há muitas organizações, de crentes ou não, civis ou religiosas que deveriam ler este Evangelho, defende o missionário da Consolata. Em especial as multinacionais presentes nos países pobres onde ainda se morre de fome, bem como alguns sistemas económicos selvagens que nesta crise económica estão injectando dinheiro nos bancos e não em projectos em favor dos pobres.
O teólogo aponta ainda as corrupções económicas em sistemas políticos e em partidos que abraçaram a politica só para enriquecer sempre os os mesmos. É hora de aparecerem muitos Zaqueus, considera o superior da comunidade de Águas Santas. Homens que sejam capazes de abrir o coração para a partilha e não só para a partilha generosa do que sobra mas também os bolsos para devolver tudo aquilo de que injustamente se apropriaram dos bens dos outros.