«ó tia dá bolinho?» é uma das frases que ainda se ouvem nas ruas portuguesas. Noutras localidades, o pedido é de «pão por Deus»
«ó tia dá bolinho?» é uma das frases que ainda se ouvem nas ruas portuguesas. Noutras localidades, o pedido é de «pão por Deus» a festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. a Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum, no dia 1 de Novembro. antecipa o dia dos fiéis defuntos, a 2 de Novembro, e para muitos é dia de rumar ao cemitério, para visitar os parentes já falecidos.
Em Portugal, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs, conforme a tradição. Teve origem em Lisboa em 1756 (um ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). as populações percorreram a cidade, fazendo um peditório, para minorar a situação em que se encontravam. Pediam: Pão por Deus.
Desde então, a tradição foi adaptada a todo o país. até meados do século XX tinha um grande número de crianças que cumpriam a tradição. Hoje em menor número, continua a manter-se.