Colabore com a Cáritas Portuguesa e, no dia 24 de Dezembro, acenda uma vela pela paz
Colabore com a Cáritas Portuguesa e, no dia 24 de Dezembro, acenda uma vela pela pazPelo oitavo ano consecutivo, está em curso a Operação 10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz . a iniciativa é da Cáritas Portuguesa, em parceria com todas as congéneres de Portugal continental, Madeira e açores, com o objectivo de motivar cada cidadão para os valores da paz, da justiça e da solidariedade.
Neste Natal, contrariando uma visão meramente consumista queremos relembrar o seu verdadeiro sentido. O nascimento de Jesus Cristo, o príncipe da paz, salienta a Cáritas, na apresentação da campanha. Cada vela vendida (custa um euro) constitui um sinal e o meio, através do qual é prestada ajuda àqueles que mais precisam.
O objectivo desta operação é motivar cada cidadão para a aquisição de uma vela que, quando acesa (dia 18 de Dezembro em manifestação pública, em cada uma das dioceses de Portugal e dia 24 por iniciativa de cada pessoa ou família), simbolize a adesão de toda a população portuguesa à causa da Paz.
Das verbas recolhidas pela campanha, 35 por cento ficarão para a Cáritas Portuguesa e serão aplicadas no apoio a um projecto de ajuda a crianças em risco em São Tomé e Príncipe. Esta escolha está intimamente ligada à celebração do ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Os restantes 65 por cento ficarão para cada Cáritas diocesana, sendo já certo que todas elas irão igualmente apoiar projectos nacionais no âmbito desta temática.