a morte não é a última etapa para a vida do cristão, é o princípio para algo bem melhor
a morte não é a última etapa para a vida do cristão, é o princípio para algo bem melhorDentro de dois dias a Igreja comemora o dia de Todos os Santos e logo de seguida os cristãos – e mesmo aqueles que não o são – lembram os seus mortos, aqueles que nos precederam no caminho da salvação. Falar da morte humana não é o mesmo que assumi-la, pois apesar de ser o fim de qualquer ser vivente, a verdade é que pouco se pensa nela e quando o fazemos, é sempre com alguma repulsa.
Porque será que não desejamos abordar o fim da vida, quando é um facto inevitável? O ser humano é composto de um corpo e de um espírito, que poderemos designar por alma, por isso quando fenece a matéria, resta o espírito. O porquê de nascermos, vivermos e morrermos, continua a ser um mistério que nenhum cientista conseguiu explicar de molde a que a inteligência humana possa entender e aceitar.
as mais variadas crenças procuram incutir no ser humano a inevitabilidade da morte como fim em si mesmo, embora nos ofereçam soluções, umas mais radicais que outras, indo ao ponto de incentivar o culto da morte, como porta de salvação. Temos o exemplo dos mártires de alá. a Igreja católica também tem no seu historial os Mártires, alguns considerados Santos, como tal venerados pelos cristãos, mas com um sentido diferente, o da dignidade e altruísmo pelo próximo e fonte de salvação ofertada pelo Senhor.
É nosso dever encarar a morte como algo que teremos de enfrentar, seja cedo ou tarde, o nosso momento chegará. antes que isso aconteça, lembremos São Francisco de assis que, vendo chegado o seu fim, exclamou: Bem-vinda sejas, irmã minha, a morte! . Nesse momento supremo, Francisco de assis ainda consolou o seu médico, dizendo-lhe: Irmão médico diz com coragem que a minha morte está próxima. Para mim, ela é a porta para a vida!
Francisco acolhe fraternalmente a morte. Nele realiza-se, de forma maravilhosa, o encontro entre a vida e a morte, em um processo de integração da morte. Para ele, a morte é o grande momento de louvor que o ser humano presta a Deus. E ele fez de sua vida e morte encontros que o colocaram no coração daquele que lhe deu a vida.
a morte faz parte da vida.como o despertar e o adormecer, assim é a morte para o ser humano. Ela não rouba a vida; dá a possibilidade de outro tipo de vida, eterna e imortal, em Deus. Não será fácil entender estas verdades que devemos acolher, só com fé poderemos encetar o caminho que nos permitirá ir ao encontro do Senhor. Devemos ter presente que após a nossa morte corporal só fica uma coisa: o exemplo que proporcionamos aos outros durante a nossa vida, as boas ou más acções que praticamos.