Uma visita eminentemente pastoral, na qual o Papa far-se-á peregrino entre os peregrinos para rezar junto do túmulo do apóstolo Tiago
Uma visita eminentemente pastoral, na qual o Papa far-se-á peregrino entre os peregrinos para rezar junto do túmulo do apóstolo TiagoO Papa estará em Santiago de Compostela, pelo ano do Jacobeu, a 6 de Novembro. No dia seguinte, em Barcelona, fará a consagração da Sagrada Família, a catedral inacabada de Gaudi. Trata-se da 18a viagem internacional de Bento XVI, a segunda à Espanha, país a que regressará em agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Madrid.
O binómio arte e fé caracterizará a etapa em Barcelona, centrada na dedicação da obra extraordinária de Gaudí. Trata-se de uma visita muito pastoral que não tem carácter político oficial, explicou à imprensa o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi. ainda assim, o Pontífice reúne-se com o chefe de estado, no aeroporto de Barcelona, antes do regresso ao Vaticano.
Questionado sobre o custo desta viagem, o porta-voz afirmou que ela não é dispendiosa, uma vez que não vão ser construídos altares ou tribunas em nenhuma das duas cidades. ao que tudo indica a viagem vai custar cerca de 700 mil euros e gerar 30 milhões de euros de receitas.