Evento organizado pela Vigararia VI de Sintra, denominado “atracção às Quartas”, reúne jovens, todos os meses, para um momento de adoração e de louvor
Evento organizado pela Vigararia VI de Sintra, denominado “atracção às Quartas”, reúne jovens, todos os meses, para um momento de adoração e de louvorNa última quarta-feira, 27 de Outubro, o encontro realizou-se na paróquia do algueirão, onde decorrerá durante todo o ano pastoral de 2010-2011. Contou com a presença de uma centena de jovens que demonstraram com alegria que o momento, além de ser uma noite de oração, é também uma proposta de vida para eles.
Marta Mesquita, jornalista e participante do evento, explica em poucas palavras o que significa para si. Quando se criaram estas vigílias de oração, a Pastoral Juvenil desta Vigararia só tinha um objectivo: propor a oração aos jovens como uma forma de estar na vida. Uma vez por mês, os jovens e os menos jovens que também querem rezar, reúnem-se na igreja do algueirão para, durante uma hora, estarem somente com Deus. Durante este tempo de oração, carregam-se baterias, faz-se um exame de consciência e renova-se esta vontade de fazer de Deus o essencial da vida.
Para a jornalista, o que parece ser apenas contemplativo torna-se motor de mudança para a vida de cada jovem participante. Mês após mês, as pessoas vão aparecendo e agradecem pela oportunidade de, no meio das suas vidas agitadas, poderem estar com Deus, sem telemóveis, televisão ou outras coisas que as distraiam. aqui, o tempo é de oração, mas é também tempo para mudar e agir, porque o objectivo é que através desta relação pessoal com Deus se perceba qual é o projecto pessoal de vida que o Pai pensou para cada um, comenta Marta Mesquita.