aumento da produção, redução dos desperdí­cios e melhoria dos canais de distribuição dos alimentos são alguns dos desafios. Há que aplicar práticas eficazes
aumento da produção, redução dos desperdí­cios e melhoria dos canais de distribuição dos alimentos são alguns dos desafios. Há que aplicar práticas eficazes a agricultura, nos países em desenvolvimento, deve ser inteligenteperante as alterações climáticas. Isto,para conseguir alimentar um mundo mais densamente povoado e mais quente. Estima-se que as mudanças do clima se traduzam numa redução da produtividade e estabilidade da agricultura em regiões já fortemente ameaçadas pela insegurança alimentar. Ora, a produção agrícola mundial deveria aumentar 70 por cento nos próximos 40 anos para conseguir cobrir as necessidades alimentares da população,revelaa Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO).
O aumento da produção, a redução dos desperdícios depois das colheitas e a melhoria dos canais de distribuição dos alimentos, nos países em desenvolvimento, são desafios. O aquecimento global aumenta as barreiras e exige uma transformação da agricultura, defende a organização. Não devemos esquecer que já há muitas práticas inteligentes e eficazes perante o clima e que é possível aplicá-las largamente em países em desenvolvimento, lembra alexander Mueller, subdirector geral.
No relatório, a FaO aponta uma série de questões a alterar no sector agrícola. Recomenda a produção de menos lixo e a simplificação do escoamento dos produtos para os consumidores. a agricultura deve tornar-se mais resistente às inundações e secas, sendo também necessária uma melhor gestão dos recursos naturais como a água. Deve reduzir-se o impacto sobre o meio ambiente, nomeadamente as emissões de gases poluentes, sem comprometer a segurança alimentare o desenvolvimento rural.