Crescimento da violência no México preocupa; Ciudad de Juarez foi considerada a cidade mais perigosa do mundo, em 2009. O narcotráfico é o grande responsável
Crescimento da violência no México preocupa; Ciudad de Juarez foi considerada a cidade mais perigosa do mundo, em 2009. O narcotráfico é o grande responsávelEm apenas quatro anos, 28 mil pessoas foram mortas no seguimento de incidentes ligados ao tráfico de droga. Desse total, 1. 200 eram menores, estimam organizações locais. O recente e drástico episódio ocorrido em Ciudad Juarez comprova a onda de violência que atinge o país latino-americano nos últimos anos. Um grupo armado invadiu a festa deaniversário de um adolescente e matou 14 dos jovens presentes.
a maioria das vítimasestá envolvida na guerra entre organizações de traficantes de droga. O governo do presidente mexicano, Felipe Calderón, leva uma dura luta contra o narcotráfico desde 2006. a crise económica que eclodiu nos Estados Unidos da américa, em 2008, favoreceu o cenário. O encerramento de muitas fábricas e empresas americanas no México e a falta de perspectivas de melhora empurra muitos jovens para a criminalidade. Há quem faça negócio com o aumento da violência: já existem lojas que vendem roupas à prova de bala.