Vaticano pede à União Europeia que adopte uma “Política positiva” em relação aos estrangeiros
Vaticano pede à União Europeia que adopte uma “Política positiva” em relação aos estrangeiros Todos desejam que os governos se coloquem de acordo. Seria ideal se todos os governos tivessem uma política de imigração, de multiculturalismo , declarou o presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, antónio Maria Vegliò. Para responsáveis do Vaticano, a atitude de muitos países parece contraditória em relação a acordos assinados sobre o tema.
O medo do estrangeiro, e não raro, também por discriminação disfarçada , fazem emergir uma disparidade cada vez mais acentuada entre os compromissos assumidos e sua actuação , afirmou o subsecretário do Conselho Pontifício, padre Gabriele Ferdinando Bentoglio. Sem avançar quais os estados prevaricadores, o sacerdote reafirmou que qualquer tratado que ultrapassa ou não tem como princípio basilar a dignidade da pessoa humana como fundamento de qualquer outra possibilidade de regulação vai ao encontro de grandes dificuldades .
Durante o dia de hoje foi apresentada a mensagem do Pontífice para o 97º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, a 1 de Janeiro de 2011. Bento XVI defende que todos fazem parte de uma só família e têm o mesmo direito de usufruir dos bens da terra . a Cáritas Italiana divulgou uma pesquisa em que apresenta em crescente o número de imigrantes ilegais, sendo actualmente sete por cento da população residente.