Está entre as 11 nações mais corruptas do mundo, segundo a classificação da organização, Transparência Internacional. Restantes países lusófonos melhoraram
Está entre as 11 nações mais corruptas do mundo, segundo a classificação da organização, Transparência Internacional. Restantes países lusófonos melhoraramNo Índice de Percepção da Corrupção 2010, numa pontuação de zero a dez, angola obteve 1. 9 pontos, tal como em 2009. Os progressos de outras nações provocaram a sua queda na tabela. Sendo assim, o país desceu seis posições em relação ao ano passado, estando agora em 168º lugar, num total de 178.
Os restantes países lusófonos melhoraram. Cabo Verde subiu uma posição; o Brasil ocupa agora o 69º lugar; Moçambique passou da 130a posição para a 116; também Guiné-bissau, Timor-leste e São Tomé e Príncipe subiram no ranking. Há que ter em conta, no entanto, que a descida de outros países na tabela favoreceu algumas melhorias.
as nações com melhores classificações são a Dinamarca, Nova Zelândia, e Singapura. as três ocupam o primeiro lugar, com 9. 3 pontos, seguidas da Finlândia e da Suécia. Os resultados do índice de 2010 baseiam-se em dados recolhidos entre Janeiro de 2009 e Setembro de 2010. Na avaliação são tidos em conta aspectos como a transparência, a responsabilidade, a corrupção no sector público e as políticas anti-corrupção.