Instituições ligadas à francofonia apostam na formação de professores africanos para colmatar falhas. O ensino é um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio
Instituições ligadas à francofonia apostam na formação de professores africanos para colmatar falhas. O ensino é um dos Objectivos de Desenvolvimento do MilénioO aumento do número de cidadãos alfabetizados obriga a um aperfeiçoamento da formação do corpo docente. Entre os 800 milhões de adultos que não sabem nem ler nem escrever, 153 milhões são africanos,lembra o jornal afrik.com. O objectivo da Iniciativa Francófona para a Formação à Distância dos Mestres émelhorar as competências dos profissionais no ensino do francês, em particular nas zonas rurais. Benim, Burundi, Haiti e Madagáscar são os primeiros países a receber o projecto-piloto.
a iniciativa apoia-se nos serviços das novas tecnologias, informática e internet, de forma a poder atingir um grande número de pessoas. Fazer uma avaliaçãoé necessário para perceber claramente quais as necessidades do país. No Benim, grande parte dos 11 mil professores a formar estãoao serviço sem sequer terem recebido formação inicial.
O programa conta como ensino dainformática e uso da internet. Grande parte dos formandos nunca trabalhou com um computador. É também necessário conseguir motivar os profissionais de educação já em exercício. Para isso existe a certificação final que os pode ajuda a ascender profissionalmente. Já se formaram cerca de 600 docentes, tanto no Burundi como no Benim. O objectivo do programa, até 2013, é formar 80 mil profissionais.