Votações serão cruciais para o país. Foram exortadas as partes a redobrarem os seus esforços para garantirem que as votações se realizarão num ambiente livre
Votações serão cruciais para o país. Foram exortadas as partes a redobrarem os seus esforços para garantirem que as votações se realizarão num ambiente livreOs próximos meses serão cruciais para o Sudão, que se prepara a realização de dois referendos sobre a autodeterminação em Janeiro, afirmaram esta segunda-feira responsáveis da ONU, ao exortarem todas as partes a redobrarem os seus esforços para garantirem que as votações se realizarão num ambiente livre, justo e credível.
a 9 de Janeiro os habitantes do sul do Sudão vão votar a possibilidade de se separarem do resto do país, enquanto que os moradores da área central de abyei votarão sobre se pertencerão ao norte ou ao sul.
Estes referendos culmimam a fase final da execução do acordo de Paz Global, que foi assinado em 2005 para pôr um fim a duas décadas de guerra entre o Governo do norte e Movimento de Libertação do Povo do Sudão, do sul.