« a paz é possível. a paz é urgente», disse Bento XVI, na homilia celebrada este domingo, no encerramento do Sínodo para o Médio Oriente
« a paz é possível. a paz é urgente», disse Bento XVI, na homilia celebrada este domingo, no encerramento do Sínodo para o Médio OrienteO Papa denunciou os conflitos, as guerras, a violência e o terrorismo que duram há demasiado tempo no Médio Oriente. E aproveitou para fazer um apelo à paz na região, sublinhando que é possível e urgente.
O Santo Padre defendeu que a paz, que é um dom de Deus, é também o resultado dos esforços dos homens de boa vontade, das instituições nacionais e internacionais, em particular dos Estados mais envolvidos na procura de uma solução para os conflitos. aos prelados disse ainda que nunca nos devemos resignar com a ausência da paz.
Durante a homilia abordou ainda a questão da liberdade religiosa, que classificou como um dos direitos humanos fundamentais, que todos os Estados devem respeitar. Lembrando que a liberdade de culto é, muitas vezes, limitada em vários países do Médio Oriente, o Pontífice sublinhou a necessidade de garantir a verdadeira liberdade de cada um para viver e praticar a sua fé.