Mais pobres começam a adaptar-se às alterações climáticas, mas precisam de apoio financeiro para o fazer. Cimeira em Cancun é ocasião para chamar a atenção
Mais pobres começam a adaptar-se às alterações climáticas, mas precisam de apoio financeiro para o fazer. Cimeira em Cancun é ocasião para chamar a atençãoNas zonas mais pobres do mundo, há quem dependa do que semeia para viver. E são as mulheres que asseguram a parte mais importante do trabalho agrícola. O aquecimento climático é um risco para as comunidades. Chuvas erráticas, inundações, secas frequentes ameaçam as colheitas vitais de muitas famílias.
as populações começam a reagir ao fenómeno do aquecimento global. Nas zonas rurais de Bangladesh, os aldeões já cultivam em terrenos flutuantes; na Tanzânia, as famílias semeiam grainhas resistentes à seca. Mas para se adaptarem às alterações do clima precisam de recursos financeiros. E cabe aos dirigentes mundiais resolver esse problema, recorda a organização Oxfam.
Em Dezembro, reúnem-se na cimeira das Nações Unidas sobre o clima, em Cancun. É necessário formar um fundo dedicado às populações pobres, em particular para as mulheres, calculado em cerca de 100 bilhões de dólares até 2020. a Oxfam apresenta uma acção inovadora para defender esta ideia.