Dia Mundial das Missões: Ensinai todos os povos a observar tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos, lê-se em São Mateus
Dia Mundial das Missões: Ensinai todos os povos a observar tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos, lê-se em São MateusQue momento saboroso aquele em que Cristo envia os seus discípulos a todo o mundo! Momento em que o Filho de Deus, único Salvador declara que para Deus todas as gentes têm o mesmo direito à salvação. aí estão elas, quebradas para sempre, as cadeias que declaravam haver povos que eram mais filhos e filhas de Deus do que outros. Deus amou tanto [todo] o mundo que entregou o seu Único Filho [à morte], para que todo aquele que n’Ele acredita não pereça mas tenha a vida eterna, escreve São João.
Naquele momento da despedida de Cristo dos seus apóstolos, o Senhor Jesus diz à humanidade, pelos discípulos ali representada, quem é o único agente que dará impulso à evangelização de toda a família de Deus até ao fim dos tempos: Esperai pela promessa da Pai, de que vos falei… Recebereis em vós uma força, a do Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas até aos confins da terra. Já no seu evangelho Lucas declarara que foi o Espírito Santo que empurrou Jesus para iniciar a sua vida de Salvador: Cheio do Espírito Santo, Jesus retirou-se do Jordão, e foi levado pelo Espírito ao deserto… para lá ser tentado pelo diabo… . No Éden, o diabo tentara o progenitor da humanidade e vencera. No deserto, o diabo tenta Jesus e é vencido – para sempre, ainda que tal se não veja por um certo tempo. Mas a vitória de Cristo está plenamente assegurada pela sua morte e ressurreição cujos méritos Ele ganhou para a humanidade.
Partiram os apóstolos levados pelo Espírito e pregaram o evangelho, selando com o martírio a verdade da salvação em Jesus Cristo. através dos séculos, testemunhou a Igreja a todos os povos esta mesma única salvação. ainda hoje, é a Igreja que prega o evangelho: papa, bispos, sacerdotes, religiosos, fiéis, mulheres, homens, crianças, sempre impulsionados pelo Espírito Santo que dá a vida. Todas as vezes que membros desse anúncio do Evangelho se comportam como pregadores sem o Espírito, surgem logicamente os falhanços, tal como no Éden. Sempre que os mestres da Igreja substituem as próprias doutrinas às de Cristo e do seu Espírito, logo surgem os fracassos, e a pregação resvala por vias de perdição de Satanás. Dizia Jesus: É o Espírito que dá vida, a carne [sozinha] não serve para nada, lê-se em São João.
Trindade criadora-salvadora: Pai, Filho e Espírito Santo. Trindade evangelizadora: Jesus Cristo, Espírito Santo e Igreja – todos os seus membros. Quanta gente nas nossas terras sorve avidamente o néctar do Espírito e o partilha generosamente com os outros.como São João de Brito que, aos 14 anos, já tinha o sonho de conquistar almas para Jesus Cristo e de se sacrificar totalmente na evangelização. Mas são precisos mais trabalhadores para a seara de Deus na terra. Rezemos muito pelas vocações à vida sacerdotal, religiosa e missionária. E Deus há-de ouvir… e escutar.