a Mata atlântica é uma das maiores florestas tropicais do continente americano. Um instituto local prova como é possível recuperar a biodiversidade já ameaçada
a Mata atlântica é uma das maiores florestas tropicais do continente americano. Um instituto local prova como é possível recuperar a biodiversidade já ameaçada a Mata atlântica é um dos grandes tesouros do mundo em biodiversidade. Para lutar contra a desflorestação, os peritos do Instituto Terra recriam parte dessa biodiversidade, recuperando diferentes tipos de árvores em risco de extinção. Graças ao seu trabalho, diversas espécies de animais e de plantas voltam a habitar a floresta atlântica, revela o jornal Le Monde.
a actuação da organização assenta em quatro princípios: recuperação ambiental; educação ambiental; pesquisa científica e desenvolvimento sustentável. Se tivesse que resumir o trabalho realizado em poucas palavras, adonai Lacruz, superintendente da entidade diria: É possível recuperar a Mata atlântica. ao fim de dez anos de trabalho e com resultados visíveis, como nascentes secas que voltaram a dar água, produtores e habitantes locais já olham com outro interesse para a actuação da organização.
Jaeder Vieira, responsável ambiental do Instituto Terra, confessa-se muito feliz por fazer parte do projecto. O maior prazer que eu tenho é poder ter a certeza que eu vou poder deixar o ambiente melhor para minha filha. O grande prazer da minha vida é esse: vir todos os dias aqui e ajudar a construir uma floresta. Veja reportagem (em português)