Vários milhares regressaram ao Iraque nos primeiros meses de 2010. Por causa da insegurança e das más condições de vida muitos ponderam voltar a sair do país
Vários milhares regressaram ao Iraque nos primeiros meses de 2010. Por causa da insegurança e das más condições de vida muitos ponderam voltar a sair do paísRefugiados iraquianos que retornaram a Bagdá, capital,estão arrependidos de o ter feito. O alto custo de vida nos países vizinhos onde se encontravam incentivou-os a regressar às suas zonas de origens. Contudo, a alta insegurança que se faz sentir, as dificuldades económicas e a falta de serviços públicos básicos pesam na decisão tomada. ao ponto de alguns ponderarem deslocar-se novamente para outras nações vizinhas, informa o alto-Comissariado das Nações Unidas paraos Refugiados.
Um dos grandes problemas com que se deparam é a instabilidade do emprego, dificuldades de acesso aos serviços de saúde e fornecimento de energia eléctrica. Não se esperam repatriamentos em grande escala num futuro próximo. Estatísticas do governo iraquiano revelam que 18. 240 refugiados retornaram de outros países nos primeiros oito meses de 2010. No mesmo período de tempo, 89. 700 pessoas deslocadas internamente voltaram para as suas casas.