O dissidente cubano, que este ano efectuou uma greve de fome de 135 dias pela libertação de 52 presos políticos, foi distinguido pelo Parlamento Europeu
O dissidente cubano, que este ano efectuou uma greve de fome de 135 dias pela libertação de 52 presos políticos, foi distinguido pelo Parlamento EuropeuGuillermo Farinas, 48 anos, é jornalista e psicólogo. O significado do prémio Sakharov é em primeiro lugar um reconhecimento da luta do povo cubano , disse à agência Lusa.
Realizou várias greves de fome contra o regime castrista, colocando a própria vida em risco. É o terceiro cubano a receber o prémio, após Oswaldo Payá, em 2002, e as Damas de Branco , um grupo de mulheres cujos maridos estão presos, em 2005.
O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento foi estabelecido em Dezembro de 1985 pelo Parlamento Europeu como meio para homenagear pessoas ou organizações que dedicaram as suas vidas ou acções à defesa dos direitos humanos e à liberdade. É entregue a 10 de Dezembro, o dia em que foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.