activistas fazem greve de fome para contestar contra projecto de exploração de ouro a céu aberto.organizações alertam para graves consequências ambientais
activistas fazem greve de fome para contestar contra projecto de exploração de ouro a céu aberto.organizações alertam para graves consequências ambientaisTrês activistas da organização, Frente Norte contra a Mineração e da Coordenadora Ni Una Sola Mina, estão em greve de fome desde 8 de Outubro, em frente à Casa Presidencial da Costa Rica. Outros tiveram que desistir por motivos de saúde mas continuam a mobilizar-se por esta causa, adianta a agência adital. Pedem a derrogação do decreto, assinado em 2008, pelo presidente Óscar Árias, que concede a exploração da mina Crucitas, a uma empresa canadense.
Organizações apontam para as perigosas consequências ambientais. Dois aquíferos serão contaminados pelo cianeto que se utiliza para a extracção do ouro e, ademais, será afectada a Bacia do rio San Juan, limítrofe entre Costa Rica e Nicarágua, revela um comunicado da Rede de acção Ecologista. além disso, 200 hectares de floresta tropical húmida, no nordeste do país, serão sacrificados devido ao projecto. Segundo o mesmo comunicado, 90 por cento da população opõe-se ao mesmo.