Bispo auxiliar da Nicarágua chama atenção dos dirigentes do país para a situação dos pobres. Paternalismo político e populismo são uma «contí­nua tentação»
Bispo auxiliar da Nicarágua chama atenção dos dirigentes do país para a situação dos pobres. Paternalismo político e populismo são uma «contí­nua tentação»Os pobres não devem ser usados, mas é preciso colocar-se a seu serviço, dar-lhes dignidade e ajudá-los através de um trabalho digno, lembra o prelado. Nesse sentido, defende que o povo tem o direito de pedir explicações aos políticos que escolheu. Estes devem servir a sociedade e não eles mesmos.
as referências dos bispos a questões sociais e políticas acontecem porque acreditam que a sociedade é um espaço de realização do projecto de Deus, marcado pela justiça e paz. Não queremos entrar no âmbito político, mas toda a vida do ser humano é política, afirmou, segundo a agência missionária, Fides.
a crise na Nicarágua é ética. Devemos pensar em recuperar os valores de nossa sociedade, defende o bispo. Um dos grandes problemas do país é a falta de trabalho digno que possibilite o desenvolvimento. aponta também para atitudes que considera pecado como o servilismo, a manipulação e o desejo de poder sem atitude de serviço aos pobres.