O combate ao tráfico de seres humanos em Portugal deve ser uma prioridade, defendeu o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados
O combate ao tráfico de seres humanos em Portugal deve ser uma prioridade, defendeu o alto comissário das Nações Unidas para os RefugiadosFelizmente Portugal tem um volume mais reduzido que a generalidade dos países europeus, mas não podemos por causa disso deixar de combater aquele que é porventura o crime mais hediondo que existe, afirmou antónio Guterres. O responsável falava à margem da conferência do dia europeu de luta contra o tráfico de seres humanos.
Em Portugal registaram-se 140 mil casos de pessoas vítimas deste crime, dos quais 84 por cento diziam respeitoà exploração sexual. Este crime rendeu 2. 5 mil milhões de euros na União Europeia, no ano anterior.
No mundo moderno damos atenção ao crime, mas não damos suficiente atenção à protecção das vítimas e à sua integração na sociedade. Infelizmente estas pessoas tornam-se vítimas de preconceitos e sentem muita dificuldade em reintegrar-se na sua sociedade, referiu.