72 por cento das vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal são mulheres. Mais de 2,4 milhões de pessoas são vítimas. Tráfico é um negócio, é lucrativo
72 por cento das vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal são mulheres. Mais de 2,4 milhões de pessoas são vítimas. Tráfico é um negócio, é lucrativo a exploração sexual assume-se como a forma mais relatada de tráfico, com 79 por cento dos casos, registando o tráfico para fins de exploração laboral 18 por cento das situações identificadas. as mulheres e as crianças são as principais vítimas do tráfico. Os dados constam do relatório das Nações Unidas, no âmbito da Iniciativa global contra o tráfico de seres humanos.
O II Plano nacional contra o tráfico de seres humanos vai ser hoje apresentado publicamente, em Lisboa, para consulta pública. O documento tem como objectivo contribuir para a erradicação do tráfico de pessoas no país. Privilegia a construção de um acervo de medidas operacionais nas diferentes áreas estratégicas, nomeadamente conhecer, sensibilizar, prevenir, formar, proteger, assistir, investigar criminalmente e cooperar internacionalmente, adianta a Lusa.
O Plano define orientações estratégicas que incluem a continuação do combate aos estereótipos de género no âmbito da defesa dos direitos humanos. Visa ainda promover a reflexão sobre as diferentes realidades que caracterizam o tráfico de seres humanos, nomeadamente no que se refere ao tráfico para fins de exploração sexual e para fins de exploração laboral, na perspectiva de país de destino, de trânsito e de origem.