Lavar as mãos pode salvar milhões de vidas por ano. as diarreias e infecções respiratórias agudas matam mais de 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos
Lavar as mãos pode salvar milhões de vidas por ano. as diarreias e infecções respiratórias agudas matam mais de 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anosMais de 200 milhões de alunos, pais, professores, celebridades e autoridades governamentais por todo o mundo lavaram as mãos, para assinalar a terceira edição do dia de lavagem das mãos. O facto pode parecer absurdo num país dito desenvolvido, mas este gesto simples – com água e sabão – pode salvar milhões de vidas por ano.
as doenças diarreicas e infecções respiratórias agudas matam mais de 3,5 milhões de crianças com menos de cinco anos, anualmente, mas a lavagem das mãos com água e sabão, especialmente em momentos críticos, como depois de utilizar a casa-de-banho ou antes de manipular alimentos, ajuda a reduzir essas doenças em mais de 40 por cento e 23 por cento, respectivamente. No entanto, este comportamento simples não é praticado regularmente.
Um exemplo: no afeganistão, mais de 67 mil crianças com menos de cinco anos morrem anualmente destas doenças. Este ano, o tema do Dia – Mais do que apenas um dia – quer tornar esta prática para salvar vidas um hábito regular do quotidiano.