Deficientes visuais já se aventuram em áreas profissionais como a engenharia e mostram do que são capazes. Há uma vontade de «alargar horizontes»
Deficientes visuais já se aventuram em áreas profissionais como a engenharia e mostram do que são capazes. Há uma vontade de «alargar horizontes»Hoje, 15 de Outubro, comemora-se o Dia Internacional da Bengala Branca. Instituído pela Federação Internacional dos cegos em 1970, pretende reconhecer a independência das pessoas com deficiências visuais e a sua plena participação na sociedade. a bengala branca, objecto que facilita a sua deslocação, é símbolo de liberdade e confiança.
Na vida de uma pessoa cega ou amblíope, o acesso aos transportes públicos é fundamental. Nesse sentido, a aCaPO – associação de Cegos e amblíopes de Portugal – defende uma redução das tarifas para essa faixa da população. Há que ter em conta a sua frágil situação socioeconómica, consequência do desemprego que os atinge. Pretende-se incentivar a deslocação dessas pessoas, para conviverem com os amigos ou fazerem desporto. Seria muito importante para promover a mobilidade de pessoas com deficiência visual para evitar o isolamento que tantas vezes ainda acontece,explicouo presidente, à Fátima Missionária.
No campo da integração na sociedadehá ainda um longo caminho a percorrer, mas não deixa de haver notáveis progressos. as mentalidades estão a mudar. a inserção de pessoas cegas em determinadas áreas profissionais, como as engenharias, até então inacessíveis é prova disso. Penso que este é o primeiro passo, considera Carlos Lopes. Isto é, mostrarem que são igualmente válidos em áreas onde à partida se pensaria o contrário.
Há esta vontade de alargar horizontes e os seus leques quer de formação profissional, quer de áreas de intervenção profissional,constatao presidente da aCaPO, em relação aos deficientes visuais. Mas a mudança de mentalidade é geral. a pouco e pouco, penso que da parte da sociedade há essa capacidade de perceber que afinal, são membros muito capazes e estão a dar o seu contributo para construirmos uma sociedade melhor para todos.
a aCaPO, com várias delegações espalhadas pelo país, actua a três níveis. Representa os interesses e direitos das pessoas comlimitaçõesvisuais, assumindoum papel intermediário com o governo e outras entidades. Presta vários serviços aos deficientes visuais: formação profissional, reabilitação de pessoas que cegaram em idade tardia, trabalho com crianças e apoio psicossocial. Por fim, sensibiliza e prepara empresas para melhor receber cegos e amblíopes. Para hoje está prevista a inauguração do Centro de Treino em actividades da Vida Diária, em Viseu.