Comemorações do Dia de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social devem estar sintonizadas nas “atitudes concretas” no combate à pobreza
Comemorações do Dia de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social devem estar sintonizadas nas “atitudes concretas” no combate à pobrezaPara o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social é preciso uma resposta mais global, porque quanto mais as aflições, mais temos que coordenar e articular as pessoas que estão no campo. E daí a necessidade de uma maior coordenação entre os diferentes instituições e grupos de apoio aos mais carenciados.
Gostávamos que houvesse, cada vez mais, uma cooperação entre os Vicentinos, Cáritas, as Misericórdias, as pessoas que estão no campo, centros sociais paroquiais, que colaborassem todos para complementarem as suas ajudas, afirma Carlos azevedo. O prelado reuniu esta quinta-feira com secretários diocesanos da pastoral social para reflectirem sobre a situação de crise que o país atravessa.
Norte, algarve, Setúbal são das zonas onde a crise mais tem sido sentida. a estas junta-se Portalegre e Castelo Branco, zona onde recentemente foram encerradas fábricas. Para que o desemprego, nos 12 por cento, desça, o bispo auxiliar de Lisboa apela à partilha de emprego e que as pessoas se sujeitem a ganhar menos.
O prelado considera que as medidas de austeridade são necessárias porque necessário acabar com o demasiado endividamento e as desigualdades sociais gritantes: Carlos azevedo espera ainda que não fique por aqui e que haja coragem.