Em 12 de Outubro de 2007, o cardeal Tarcí­sio Bertone sagrou o novo templo no final das comemorações do 90º aniversário das aparições de Fátima
Em 12 de Outubro de 2007, o cardeal Tarcí­sio Bertone sagrou o novo templo no final das comemorações do 90º aniversário das aparições de FátimaTarcísio Bertone, sendo Secretário de Estado do Vaticano, esteve presente em Fátima como Legado Pontifício, o que conferiu àquelas cerimónias a bênção especial do Santo Padre, que neste ano visitou Portugal. Tratando-se de uma obra de tão grande envergadura, em tamanho e custos, não foge à polémica gerada em torno do preço pago, tendo em conta que tal se verificou graças às dádivas dos peregrinos ao longo dos anos.
Poderíamos elencar vários prós e contras, mas nunca deveríamos ignorar que a igreja e o conjunto de obras anexas são importantes para o acolhimento que deve ser dispensado aos peregrinos, afinal aqueles a quem o Santuário deve servir. a igreja da Santíssima Trindade é uma obra pensada para o futuro, é um dos grandes méritos que lhe reconhecemos e que certamente dará resposta em termos de qualidade e conforto, mas sobretudo oferecendo um espaço onde é possível interiorizar uma paz de espírito sublime.
a grandeza do templo induz-nos em duas vertentes distintas: a nossa pequenez – enquanto seres criados por Deus – mas também o sentido de conciliação entre o espaço, a arte e o apelo ao divino que aquela nos proporciona. Por outro lado, o aproveitamento encontrado com as construções subterrâneas, capelas e salas para diversas finalidades, veio acrescentar uma mais-valia e contribuir para uma melhor dinamização das actividades religiosas do povo cristão.
a antiga basílica – cujo término de construção ocorreu em 1953 – já não respondia ao elevado número de peregrinos que a enchiam por completo, não tendo na actualidade as condições necessárias para acolher os fiéis. Continua a ser útil, é uma construção marcante e como tal deve ser preservado.
O nosso desejo é que os peregrinos de Fátima, interpelados no decurso de todas estas actividades, sintam muitas vezes, como os Pastorinhos, o desejo de rezar a oração que aqui lhes foi ensinada: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente. Estas palavras de Luciano Guerra, reitor do Santuário em 2007, dizem um pouco da intenção com que foi construído o novo templo e restantes obras de apoio, assim todos nós o entendamos e aproveitemos.