Liu Xia está detida no seu apartamento, em Pequim, adianta uma organização de direitos humanos. Tudo aconteceu depois de uma visita ao marido em que lhe comunicou ter ganho o galardão
Liu Xia está detida no seu apartamento, em Pequim, adianta uma organização de direitos humanos. Tudo aconteceu depois de uma visita ao marido em que lhe comunicou ter ganho o galardãoMeus amigos, estou de regresso a casa. a 08 (Outubro), fui colocada em prisão domiciliária. Ignoro quando estarei em condições de ver quem quer que seja, indicou Liu Xia, num texto publicado domingo à noite, no serviço no Twitter. a mulher do activista não pode receber a visita de familiares ou amigos e dos meios de comunicação social e está ainda impedida de usar o telemóvel, adianta a Freedom Now.
a detenção aconteceu depois de ter visitado o marido na prisão, num encontro em que o dissidente chinês diz dedicar o prémio às vítimas do massacre de Tiananmen. Liu Xiaobo está a cumprir uma pena de 11 anos por actividades subversivas. Foi detido, pela terceira vez, em 2008.
a atribuição do galardão foi praticamente ignorada pelos órgãos de informação chineses. a agência noticiosa oficial protestou contra a decisão do Comité Nobel norueguês, como sendo contrária aos objectivos do galardão. Liu Xiaobo foi escolhido pela sua longa e não violenta luta pelos direitos humanos básicos na China, informou o Comité Nobel Norueguês, aquando da atribuição do prémio.