Bispos do Médio Oriente participam na assembleia sinodal em Roma. Naquela região, a única Igreja de Cristo exprime-se em toda a riqueza das suas antigas tradições
Bispos do Médio Oriente participam na assembleia sinodal em Roma. Naquela região, a única Igreja de Cristo exprime-se em toda a riqueza das suas antigas tradiçõesNestes países, infelizmente marcados por profundas divisões e dilacerados por conflitos que duram desde há muito, a Igreja está chamada a ser sinal e instrumento de unidade e de reconciliação, assinalou o Pontífice perante os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro. À intercessão de Maria, Bento XVI confiou o Sínodo para o Médio Oriente.
No início dos trabalhos do Sínodo, Bento XVI apelou às três religiões presentes no Médio Oriente: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo, para que excluam a violência . Durante a Eucaristia, o Santo Padre defendeu que a paz é indispensável para um desenvolvimento harmonioso e que alguns dos habitantes desta região passam por uma situação social e política delicada, às vezes dramática .
Em pleno mês de Outubro, também mês do Rosário, o Papa convidou os fiéis a deixarem-se guiar por Maria nesta oração antiga e sempre nova, que nos conduz directamente a Jesus, contemplado nos seus mistérios de salvação. aos fiéis disse ainda que o Rosário é a oração do coração, em que a repetição da ave Maria orienta o pensamento e o afecto para Cristo, tornando-se súplica confiante na sua e nossa Mãe.