No nosso quotidiano nem tudo são rosas. Em momentos difíceis, quantos de nós já ouviram aquela frase de consolação: a esperança é a última coisa a morrer
No nosso quotidiano nem tudo são rosas. Em momentos difíceis, quantos de nós já ouviram aquela frase de consolação: a esperança é a última coisa a morrerSerá que isso faz algum sentido na nossa vida? De facto, as coisas só acabam quando não há mais esperança, por isso dizemos que ela é a última a morrer. Viver parece ser uma aventura cada vez mais perigosa, pois diariamente somos bombardeados pelos meios de comunicação social com notícias de violência no mundo que nos cerca: guerras, injustiças, fome e tantos outros problemas que se abatem sobre as pessoas. Perante tudo isto, é mesmo necessário que a esperança faça parte do nosso dia-a-dia.
Ter esperança é acreditar no amanhã. É aceitar que a vida pode melhorar, que o dinheiro vai chegar para as despesas, que a doença vai passar, que teremos melhores condições de sobrevivência e até que o sorriso nos fará sentir melhor. Ter esperança é assumir o nosso lado divino e responsabilizarmo-nos pela continuação da obra de criação, pondo o cérebro a pensar, o braço a trabalhar e o coração para amar o que se quer, o que se faz e o que se sonha.
a pessoa que perde a esperança perde-se a si mesma, porque a esperança pertence à sua essência. O viver tem a esperança do ser. O sonho tem a esperança da realização. O trabalho tem a esperança do resultado e do pagamento. a anedota tem a esperança do riso. a música tem a esperança da emoção. O jovem tem a esperança de ser homem. a verdadeira esperança é aquela que acalenta sem enganar, que motiva sem iludir, que apoia com bases sólidas, construídas pela responsabilidade. Essa é a esperança que não morre. E, se morrer, será a última, dado que depois dela não há mais nada.
Deus fez-se Homem para que pudéssemos ter esperança numa vida melhor, para que esse sonho se concretize para além da morte. Mas esperança sem fé, de pouco serve, é preciso que o caminho da esperança nos leve a acreditar na mensagem do Senhor e nos fortaleça no querer, mesmo quando pensamos que perdemos a esperança. Se o desânimo se abater sobre nós, não nos iludamos, só há um caminho que nos serve, aquele que foi traçado pelo Senhor quando disse: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida (João, XIV, 6).