“Liu Xiaobo foi distinguido pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais da China”, justificou o Comité
“Liu Xiaobo foi distinguido pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais da China”, justificou o Comité a atribuição do prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo é encorajador para o povo chinês, pois é um sinal de que a comunidade internacional condena a actuação de Pequim em matéria de direitos humanos, defendeu a vice-presidente do Partido Democrático de Hong Kong e deputada Emily Lau.
a esposa do activista, Liu Xia mostrou-se absolutamente encantada com a atribuição do prémio e pediu com insistência ao governo chinês para libertar o seu marido. antigo professor universitário e crítico literário, Liu Xiaobo, de 54 anos, está preso há quase dois anos, por tentar subverter o Governo . O Comité Nobel Norueguês distinguiu-o pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais da China .
Nascido em Changchun, na província de Jilin, em 28 de Dezembro de 1955, Liu Xiaobo é um dos autores do manifesto Carta 08, assinado por outros 303 intelectuais e artistas da China, publicada no 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas. Foi detido pela terceira vez e condenado a 11 anos de prisão.