Foi há duas décadas. O Papa João Paulo II beatificou o fundador dos missionários e missionárias da Consolata
Foi há duas décadas. O Papa João Paulo II beatificou o fundador dos missionários e missionárias da ConsolataSacerdote, sobrinho de São José Cafasso, aluno de SãoJoão Bosco, José allamano fundou um Instituto vocacionado para as missões. Primeiro, em 1901 fundou os missionários da Consolata. Em 1910, fundou um segundo ramo, as missionárias da Consolata, que este ano celebram o centenário da sua fundação.
O título Consolata é uma homenagem prestada pelo fundador à Nossa Senhora da Consolata, de quem era devoto. O seu objectivo era enviar missionários para os países mais pobres do mundo, onde pudessem fazer a primeira evangelização. O primeiro país de missão foi o Quénia. Hoje os missionários da Consolata estão presentes em 24 países dos cinco continentes.
José allamano nasceu em Castelnuovo d’asti, Itália, em 21 de Janeiro de 1851. , numa família muito devota. Foi nomeado reitor do santuário mariano da Consolata, em Turim, com apenas 29 anos e permaneceu na função durante quarenta e seis anos, quando faleceu, a 16 de Fevereiro de 1926. apesar da sua saúde frágil que o impediu de ir em missão, o fulgor missionário, com que viveu a sua vida, levaram a que fosse reconhecido como dom para a Igreja, ao ser beatificado em 1990.