Falta de cooperação das comunidades prejudica esforços de limpeza das zonas afectadas. Exploração clandestina do ouro é sustento de muitos
Falta de cooperação das comunidades prejudica esforços de limpeza das zonas afectadas. Exploração clandestina do ouro é sustento de muitosUm recente estudo das Nações Unidasaponta para a dimensão alarmante da contaminação de terrenos, no norte da Nigéria. Em Zamfara, centenas de pessoas morreram e milhares estão em risco por causa do chumbo utilizado na extracção de ouro. Centenas de crianças com menos de cinco anos perderam a vida, desde Março.
Testes efectuados pelos peritos mostram que o grande problema não está na água mas sim nos solos. ascolheitas e produtos alimentares como a carne são afectados. a intoxicação por chumbo causa danos irreparáveis no desenvolvimento das crianças. atinge o sistema neurológico: reduz o seu quociente de inteligência, causadistúrbioscomportamentais e afecta os músculos do corpo.
apesar dos riscos, é complicado travar o problema, adianta o jornal afrik.com. Proibida pelo governo, a exploração clandestina de ouro mantém-se uma actividade lucrativa e sustento de muitos. as comunidades mostram-se reticentes em denunciar casos eos locaisonde decorrem actividades de extracção. Facto que acaba por travar os esforços realizados na localização das zonas afectadas e as operações de descontaminação.