apoiar os docentes em situações de pós-crise é investir na paz e no desenvolvimento. Profissionais da educação são vitais na reconstrução de um país
apoiar os docentes em situações de pós-crise é investir na paz e no desenvolvimento. Profissionais da educação são vitais na reconstrução de um paísOs professores são construtores da paz. Mostram como viver em conjunto, enaltecendo os valores do respeito, tolerância, compreensão mútua e de solidariedade, considera Irina Bokova. Uma missão cada vez mais necessária em sociedades interconectadas e multiculturais, disse ainda a directora da Organização para a Educação, Ciência e Cultura. O Dia Mundial dos Professores, comemorado a 5 de Outubro, chama a atenção para o seu estatuto, condições de trabalho e para as necessidades educativas dos países.
Este ano, a efeméride destaca o papel vital dos docentes na reconstrução social, económica e intelectual, nos países em situações de crise. Os professores asseguram a continuidade, e confortam simultaneamente. Trazendo de volta a esperança no futuro e restaurando um quadro estruturado e um sentimento de normalidade, ajudam a atenuar os efeitos dos conflitos, das catástrofes e dos deslocamentos da população, defendem a UNESCO e outras organizações das Nações Unidas, numa mensagem conjunta.