Bispos brasileiros apelam ao fim da violência contra Índios guarani. Governo deve tomar medidas urgentes para acabar com os ataques às comunidades
Bispos brasileiros apelam ao fim da violência contra Índios guarani. Governo deve tomar medidas urgentes para acabar com os ataques às comunidadesEm Setembro, habitantes do grupo guarani Y’poi foram sequestrados, ao tentarem regressar às suas terras ancestrais, ondeagorase encontra uma quinta. Membros de outra comunidade, ao tentarem recuperar os seus territórios, foram alvos de forte violência. ataques com recurso a engenhos explosivos e que não pouparam nem mulheres nem crianças, informa a agência Survival.
Muitos Guaranis do estado de Mato Grosso do Sul, na amazónia, vivem em condições dramáticas em reservas sobrelotadas ou à beira de estradas. Perderam os seus territórios para actividades agrícolas como a criação de gado, plantações de soja e de cana-de-açúcar. a demarcação oficial das terras dos indígenas continua a ser o grande problema, na origem de muitos abusos.