África Subsariana e Ásia reúnem grande parte dos países em situação de «crise prolongada». Muitos são afectados por conflitos ou catástrofes naturais
África Subsariana e Ásia reúnem grande parte dos países em situação de «crise prolongada». Muitos são afectados por conflitos ou catástrofes naturaisHá 22 países no mundo que enfrentam dificuldades colossais na alimentação: repetidas crises alimentares e altos índices de fome, aliados a situações de catástrofe natural, conflitos e fraqueza das instituições. Encontram-se em situação de crise prolongada, indica a Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO), num relatório publicado hoje.
Pela primeira vez, a FaO e Programa alimentar Mundial fornecem uma definição clara desse termo. Um país em crise prolongada é portanto o que atravessa uma crise alimentar de dez anos ou mais. É também a nação cujas ajudas humanitárias representam mais dedez por cento das ajudas externas e que integra a lista de países com fracos rendimentos.
Em média, a percentagem de indivíduos subalimentados em países com problemas complexos é três vezes superior à dos países em desenvolvimento. Mais de 166 milhões de pessoas subalimentadas, cerca de 20 por cento do total, vivem nessas nações. as ajudas alimentares de emergência e outros benefícios, como a compra de produtos agrícolas locais ou entrega de talões de alimentação, ajudam a estabilizar a segurança alimentar. Somália e Sudão são os dois países que mais recebem ajuda humanitária.