Há milhares de crianças que vivem em situações de desprotecção e vulnerabilidade, em Portugal, que necessitam de apoio
Há milhares de crianças que vivem em situações de desprotecção e vulnerabilidade, em Portugal, que necessitam de apoioGostaria de ser família de acolhimento de uma destas crianças? a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem um projecto que consiste na atribuição da confiança da criança ou do jovem a uma pessoa singular ou a uma família, habilitadas para o efeito. No novo núcleo familiar, os menores permanecerão enquanto durar a impossibilidade de regresso à sua família natural.
O acolhimento Familiar destina-se a crianças em situação de perigo, que necessitam de ser temporariamente integradas numa família alternativa à sua família natural. Pretende-se que as famílias de acolhimento proporcionem um contexto seguro, afectuoso e cuidador à criança, sendo paralelamente efectuada uma intervenção próxima da família natural, no sentido de, sempre que possível, promover a reintegração familiar da criança, adianta a Santa Casa.
Para que uma família possa candidatar-se a acolher uma criança, tem de cumprir um conjunto de requisitos como ser residente na cidade de Lisboa, possuir condições de higiene e habitacionais adequadas, não ser candidato à adopção, ter menos de 65 anos. O processo de selecção engloba diversos procedimentos. Mais informações aqui.