O aviso é do aCNUR. Houve menos gente deslocada pelos conflitos a regressar a casa. E é necessário apoiar quem fica longe cada vez mais tempo
O aviso é do aCNUR. Houve menos gente deslocada pelos conflitos a regressar a casa. E é necessário apoiar quem fica longe cada vez mais tempoadvertindo que os conflitos intermináveis estão a criar novas populações de refugiados semipermanentes, o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) apelou aos governos para expandirem as suas políticas de protecção para as 43 milhões de pessoas deslocadas à força.
antónio Guterres observou que cerca de metade dos refugiados de que a agência, conhecida como o aCNUR, é hoje responsável, estão apanhados em situações prolongadas – mais de 5,5 milhões. a maioria destes estão nos países em desenvolvimento, onde residem quatro quintos dos refugiados de todo o mundo.
O ano de 2009 foi o pior em duas décadas no repatriamento voluntário de refugiados, com apenas cerca de 250 mil a regressar a casa – cerca de um quarto da média anual ao longo dos últimos dez anos.