São 62 toneladas de cereais, 458 de manteiga e cinco mil toneladas de leite em pó desnatado para distribuir pelos mais carenciados
São 62 toneladas de cereais, 458 de manteiga e cinco mil toneladas de leite em pó desnatado para distribuir pelos mais carenciadosO regime de ajuda aos necessitados é mais um sinal de que a Política agrícola Comum não se destina apenas aos agricultores, mas a todos os cidadãos da UE. Calcula-se que, no ano passado, 13 milhões de pessoas beneficiaram dos diversos programas nacionais, afirmou o comissário europeu para a agricultura, Dacian Ciolos, citado pela Lusa. Os bens serão distribuídos em 2011.
O orçamento total deste projecto de ajuda alimentar é de 480 milhões de euros. Portugal receberá produtos avaliados em cerca de 20 milhões. 17 por cento dos habitantes da União Europeia vivem à beira ou abaixo do limiar de pobreza, adiantam os dados de Bruxelas. a situação de carência não permite tomar uma refeição equilibrada de dois em dois dias.
a participação dos Estados-membros no programa é voluntária e a ajuda destina-se normalmente a pessoas em situação de pobreza: famílias em dificuldades, idosos com poucos meios, sem abrigo, deficientes, crianças em risco, trabalhadores pobres, migrantes e requerentes de asilo, mediante a colaboração dos Estados-membros com associações caritativas e serviços sociais locais.