Uma em cada sete pessoas é migrante. O mundo atinge um número recorde de migrantes, segundo o director geral da Organização Internacional das Migrações
Uma em cada sete pessoas é migrante. O mundo atinge um número recorde de migrantes, segundo o director geral da Organização Internacional das MigraçõesWilliam Lacy Swing esclareceu que 214 milhões atravessam as fronteiras e 740 milhões são deslocados dentro dos seus próprios países. Por outras palavras, uma em cada sete pessoas é um migrante em movimento. O impacto deste circulação reflecte-se nas remessas que, nos últimos anos, atingem 236 mil milhões de euros. Estas remessas superam a ajuda pública ao desenvolvimento e chegam a representar mais de 30 por cento do produto interno bruto de alguns países. além de permitirem investimentos das famílias na saúde e na educação, contribuem para a redução da fome e da pobreza.
O dirigente da Organização Internacional das Migrações sublinhou que as migrações têm uma marca feminina, contribuindo para uma maior afirmação socioeconómica da mulher, que já representa quase metade dos fluxos migratórios. Por outro lado, apontou os perigos daí resultantes para as mulheres migrantes, designadamente o tráfico. Chefes de estado e de governo de todo o mundo reuniram-se recentemente numa cimeira na sede das Nações Unidas para discutir o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
a declaração do Milénio foi assinada, em 2000, pelos chefes de estado e de governo de 189 países. Trata-se do compromisso de lutar contra a pobreza e a fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus da SIDa, a malária e outras doenças. Faz parte da declaração ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, aos cuidados de saúde e à água potável.