Uma acção que o aCNUR aprova e incentiva. a Grécia é um dos principais pontos de entrada para a Europa, contudo os migrantes enfrentam duras condições de vida
Uma acção que o aCNUR aprova e incentiva. a Grécia é um dos principais pontos de entrada para a Europa, contudo os migrantes enfrentam duras condições de vidaO alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) encoraja a Grécia na reforma do seu sistema de refúgio. O acolhimento dos refugiados no país mediterrânico apresenta sérias falhas, sendo classificado pelo órgão como uma crise humanitária.
Estrangeiros a viver no país e que pretendam obter estatuto de refugiado enfrentam várias dificuldades. Trata-se de um processo que funciona mal, e que resulta na não protecção de pessoas necessitadas. Os solicitantes do estatuto não beneficiam de assistência. Muitos deles acabam a viver na rua.
O aCNUR incentiva a União Europeia a reforçar a assistência aos refugiados. Pede aos outros países europeus que não reenviem solicitantes de refúgio para a Grécia. Recorda-se que se trata de um dos pontos de entrada para a Europa e que atravessa actualmente uma grave crise financeira.