Director do Secretariado Nacional da Educação Cristã recomenda a leitura e reflexão, pessoal e em pequenos grupos ou em grandes comunidades, da Nota pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã
Director do Secretariado Nacional da Educação Cristã recomenda a leitura e reflexão, pessoal e em pequenos grupos ou em grandes comunidades, da Nota pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã a educação cristã tem um único objectivo fundamental no seu horizonte: a realização integral e total do ser humano. Para o alcançarmos somos obrigados a procurar a verdade primeira e última do ser humano. E esta tem a sua fonte originária e a sua morada permanente em Deus, afirma acácio Lopes. Na mensagem para a Semana Nacional da Educação Cristã que decorre de 3 a 10 de Outubro, o diácono salienta que a vivência desta semana representa como que um despertador para um novo arranque, uma motivação suplementar para uma acção renovada.
Possui também um valor simbólico porque pretende aglutinar os nossos propósitos e dar sentido aos nossos projectos educativos. Normalmente, à volta de um lema mobilizador, salienta. O tema deste ano é um dos desafios deixados por Bento XVI aquando da sua visita a Portugal: Tornai as vossas vidas lugares de beleza.
acácio Lopes defende que educar o ser humano é, necessariamente, torná-lo capaz de fazer da sua vida um lugar de beleza, lugar onde se reflecte, como que em espelho, a beleza originária de Deus. Um objectivo apaixonante mas também complexo porque tem um alcance e um envolvimento universais, isto é, pessoas, famílias, paróquias, escolas, movimentos apostólicos, meios de comunicação social, as mais diversas instituições e no limite, toda a comunidade humana.