De 1993 a 2003, dezenas de milhares de pessoas foram mortas e muitos outras violadas e mutiladas por grupos armados congoleses e forças militares estrangeiras
De 1993 a 2003, dezenas de milhares de pessoas foram mortas e muitos outras violadas e mutiladas por grupos armados congoleses e forças militares estrangeirasUm novo relatório sobre as indescritíveis atrocidades cometidas na República Democrática do Congo (RDC), devastada pela guerra de 1993 a 2003, foi revelado pela ONU. Nele se dá conta de quando dezenas de milhares de pessoas foram mortas e muitos outras violadas e mutiladas por grupos armados congoleses e forças militares estrangeiras.
O período abrangido pelo presente relatório é provavelmente um dos capítulos mais trágicos da história recente da RDC, afirma o relatório, aquele que é até à data o relato mais extenso emitido pelo alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (aCNUDH).
Na verdade, esta década foi marcada por uma série de grandes crises políticas, guerras e vários conflitos étnicos e regionais que levaram à morte de centenas de milhares, senão milhões, de pessoas, sublinha o relatório do aCNUDH.