Elevada taxa de desemprego degrada as relações dos sul-africanos com os imigrantes. Os estrangeiros são vistos como concorrentes perigosos
Elevada taxa de desemprego degrada as relações dos sul-africanos com os imigrantes. Os estrangeiros são vistos como concorrentes perigosos a falta de emprego e as dificuldades económicas estão na origem de violência contra imigrantes, na África do Sul. Os sindicatos sul-africanos reuniram-se num encontro sobre o risco do racismo. Nenhuma sociedade é xenófoba por natureza, mas é susceptível de se tornar assim na ausência de desenvolvimento económico e social, afirmou Sergio Calle Norena, representante do alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Os participantes do encontro acordaram lançar programas de combate ao racismo e intolerância em quatro províncias do país, adianta a agência missionária, MISNa. Em 2008, episódios de violência contra imigrantes fizeram mais de 60 vítimas. Em 2010, repetiram-se situações semelhantes. a elevada taxa de desemprego, acima dos 25 por cento, segundo missionários a trabalhar no local, é um dos grandes problemas. Os estrangeiros acabam por ser encarados como uma ameaça, concorrentes no acesso aos escassos recursos disponíveis.