Mais de 135 mil eleitores vão escolher o sucessor do presidente do Brasil, Lula da Silva, para os próximos quatro anos, dentro de dias
Mais de 135 mil eleitores vão escolher o sucessor do presidente do Brasil, Lula da Silva, para os próximos quatro anos, dentro de diasas eleições no país vão decorrer no próximo domingo, 3 de Outubro. Mais de 135 mil pessoas estão aptas para votar. além do substituto de Lula da Silva, para a presidência, vão eleger governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal, representantes das câmaras estaduais, federais e também senadores.
OBrasilviveuum período ditatorial nas décadas de sessenta a oitenta, marcado pelaslutas do povo pelo retorno da democracia ao país. Só apartir de 1989 é que os brasileiros puderam voltar outra vez às urnas e escolher os seus representantes. Esta será a primeira eleição sem a participação directa do actual presidente, Luís Inácio Lula da Silva. Lula concorreu nas cinco eleições anteriores. Perdeu em 1989, 1994 e 1998 e venceu em 2002 e 2006. actualmente, apoia a candidata do seu partido, Dilma Rousseff.
Dos nove candidatos, há três mais bem cotados nas pesquisas de intenção de votos. Marina Silva, com 13 por centoe candidata do PV (Partido Verde), é uma dissidente do partido de Lula. José Serra, candidato do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) é o segundo colocado nas pesquisas com 27 por cento. Dilma Rouseff, candidata do PT (Partido dos Trabalhadores)equeconta comoapoio de presidente Lula, tem 50 por centodas intenções de votos. É quem tem mais possibilidade de obter a vitória.