associação Portuguesa de apoio à vítima vai lançar campanha de sensibilização sobre violência contra as pessoas idosas, a 7 de Outubro. Profissionais de saúde são o alvo, além de crianças e público
associação Portuguesa de apoio à vítima vai lançar campanha de sensibilização sobre violência contra as pessoas idosas, a 7 de Outubro. Profissionais de saúde são o alvo, além de crianças e públicoEm 2009, todos os dias, pelo menos dois idosos foram vítimas de crime. a maior parte foram cometidos no seio familiar pelo cônjuge ou por um filho, revelam os dados da associação Portuguesa de apoio à Vítima (aPaV).
as vítimas são, maioritariamente, pessoas com idades entre 65 e os 75 anos. São alvo de maus-tratos físicos e psíquicos, praticados pelo cônjuge (1622 casos) e pelos filhos (1466 processos). Os números indicam ainda que, entre 2000 e 2009, houve um aumento de 120 por cento de casos de pessoas idosas vítimas de crime, isto é, mais 349 casos.
Também há muitos casos de dependência emocional. São situações complicadas para a pessoa admitir que está a ser vítima de crime e violência, sobretudo a psicológica (os insultos, as ofensas, a depreciação permanente), que é muitas vezes pior do que a física, explica Maria de Oliveira, à Lusa. Quem pratica a violência tem já um historial, habitualmente, mas há também casos de cuidadores de idosos que se apropriam dos bens dos mesmos, aponta a responsável da aPaV.
O dia mundial do idoso foi instituído em 1999, por recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), quando se comemorou o ano internacional do idoso, com o objectivo de fazer-se uma reflexão sobre a promoção e protecção dos seus direitos e as suas dificuldades, num mundo que está a envelhecer.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2000 havia 600 milhões de idosos no mundo, mas este número irá duplicar em 2025. antevê-se um crescimento da população idosa entre 200 por cento e 400 por cento nos próximos 20 anos, nos países desenvolvidos.