Os migrantes não devem ser ignorados; os seus direitos têm que ser defendidos. Tráfico de droga e criminalidade são dois problemas a combater
Os migrantes não devem ser ignorados; os seus direitos têm que ser defendidos. Tráfico de droga e criminalidade são dois problemas a combaterEmbaixador do México nas Nações Unidas diz haver uma tendência global para criminalizar a migração internacional. Claude Heller pediu aos países membros da ONU que ratificassem a convenção internacional para a protecção dos direitos dos migrantes e das suas famílias. Defende que a questão migratória não pode ser ignorada pela comunidade internacional.
O responsável debruçou-se sobre o problema do tráfico de droga, que necessita de investimentos fortes. E apesar das acções de combate se traduzirem em perdas de vidas, pior seria se o Estado não agisse perante a violência, considera. Criminalidade e tráfico de drogas fizeram dezenas de vítimas nos últimos meses. Em fins de agosto, 72 migrantes foram assassinados, no nordeste do país. Na semana passada, dois jornalistas foram mortos.