Uma doença, que afecta o cérebro de forma irremediável, mas para a qual existe solução: vacinar os animais. Os togoleses podem fazê-lo gratuitamente
Uma doença, que afecta o cérebro de forma irremediável, mas para a qual existe solução: vacinar os animais. Os togoleses podem fazê-lo gratuitamenteOs donos de animais domesticados, cão, gato e até macaco,eramconvidados a vaciná-los gratuitamente, em todo o país, ontem, 28 de Setembro. O objectivo da iniciativa erasensibilizar a população parauma grave doença, que énegligenciada e até desconhecida. Celebrou-se, pela primeira vez, o Dia Mundial contra a Raiva, no Togo.
a FaO (Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura) financiou as vacinas dadas aos animais. Uma oportunidade para os donos que se prolongará nos próximos três meses, nos consultórios dos veterinários. O objectivo é formar consciências para a importância da vacina na erradicação da doença, explica o jornal afrik.com.
No Togo, a vacinação dos cães é uma real necessidade. Há 500 mil cães no país; contam-se 200 mil animais a viver dentro de casa. Estudos comprovam que apenas 1 a 2 por cento dos cães são vacinados. Facto preocupante, tendo em conta que a raiva se transmite com facilidade: através da saliva, de uma mordidela ou arranhão. Especialistas apontam para 50 mortes por ano. Contudo, acredita-se que a doença faça muitas mais vítimas.